O mundo transformou-se numa verdadeira plataforma digital. Tudo se reduz a menor bit: música, vídeo, voz, imagens. Bynary Digit(Bit) é a menor unidade de informação nesse mundo digital.

Há tecnologias com grande impacto tecnológico, sendo verdadeiras alavancas sociedade. Mudam as nossas vidas. Como exemplo: microeletrônica, nanotecnologia, entre outras. Já parou para se perguntar quais foram as descobertas tecnológicas microeletrônica ? Pois bem segue um estudo que inicie e gostaria de compartilhar com vocês.

Marca o nascimento da microeletrônica

A válvula abriu caminho para eletrônica no início do século 20, só de falar assim me lembro das fotos do ENIAC. Com 1800 válvulas e pesando 27 tolenadas ! Quase 50 depois veio transistores, 200 vezes menor que válvula, viabilizando o processo de miniturização da eletrônica.

Ano Acontecimento
1947 Invenção do transistor componente de silício 200 menor que válvula
1959 Circuito Integrado(CI) Associando diodos … e outros componentes miniaturiazlidados
1971 Robert Noyce fundadores Intel cria 4004, primeiro microcomputador em único chip com unidade central de processamento(CPU)

Acontecimentos que viabilizou o nascimento do computador pessoal. Intel lançou os famosos chips no mundo dos PCs: 8008, 8080, 8026, 286, 386, 486, Pentium 1, … Os primeiros chips possuiam apenas dezenas de transistores em 2010 já posuiam de centenas de milhões de transistores.

Essa revolução do chip e microprocessador houve o advento da DVD, tomografia computadorizada, celular, … Uma descoberta que causou uma revolução não apenas tecnológica, mas econômica e industrial,social e cultural. Estamos falando lá por volta de 1970 ano que o Brasil ganhou a Copa do Mundo pela terceira, ou seja, um passado não tão distante !

Segundos pesquisadores, o número de componentes dentro do chip vem dobrando a cada 18 meses, como vem acontecendo a cerca de 45 anos, os chips chegarão ao limite das dimensões moleculares, esgotando o processo de miniaturialização. A previsão foi feita por Gordon Moore, nos anos 1960 - chamada de Lei Moore.